quarta-feira, 14 de novembro de 2007


"Faço parte dos que nasceram católicos. Não escolhi: escolheram para mim. Batizaram-me católico.
Meus pais e padrinhos prometeram que me educariam nesta Igreja. Cresci acreditando ingenuamente...
E não me envergonho disso, que religião tem sua dose de ingenuidade.
Aprendi na minha Igreja muita coisa boa e muita coisa que hoje não aceito.
Não existem mesmo religiões perfeitas, nem catequese perfeita. Minha catequista fez o que sabia e como sabia.
Os padres daquele tempo também acreditavam naquilo que diziam.
Padres e freiras se queixando da sua Igreja. Gente irada, ressentida, porque seu lado e sua pastoral perderam.
Leigos desencantados mudando de religião ou abandonando tudo ou por excesso de política ou por falta de política, ou por excesso de presença ou falta de presença, ou por excesso de doutrinação ou falta de doutrina, ou por excesso de idéias e falta de ações concretas. Eu fico. Porque creio. Porque sei que isso vai passar. E eu vou passar também. Quando era pequeno escolheram para mim uma Igreja, porque me amavam.
Agora eu escolho e fico porque amo. Gosto de minha Igreja e é nela que desejo viver e morrer. Santa e pecadora como é.
Acho que ela tem doutrina e riqueza espiritual suficiente para me ajudar. Por isso não mudo.
Não estou procurando uma religião perfeita. Estou procurando uma religião que responda o que sabe e quando não sabe admita que não sabe.
Ultimamente a Igreja Católica não está sabendo muita coisa... Isso é delicioso!
Faço parte de uma religião que admite que perdeu muito nos últimos anos e aceita reaprender.
É a minha Igreja! Católica, Apostólica e Romana.
Eu fico! Sereno e feliz, porque acho que vale a pena"
Pe Zezinho

terça-feira, 13 de novembro de 2007


"O que me preocupa não é o grito dos maus, mas os silêncio dos bons!"
Me sinto impotente diante desde mundo selvagem e capitalista que só pensa no lucro e mercado (levado as últimas consequências), porém não sou ingênua de levantar a bandeira vermelha (socialista) e muito menos hipócrita de sair criticando e colocando a culpa no sistema enquanto estou na posição confortável de internauta idealista. Mas realmente me preocupa a posição da juventude hoje totalmente alienada e que crê nas próprias mentiras. "Não gosto de política, este assunto que se resume em corrupção" - não gosta ou te fazem não gostar?! A política nasceu corrupta ou ficou corrupta?!
Os jovens (assim como toda a população mundial) são manipulados por poucos que utilizam para isso os ideais religiosos, políticos ou econômicos (vejam eles verdadeiros ou não) que são dissiminados pelos "sagrados" meios de comunicação (diga-se de passagem que a TV Tupi, atual rede Globo, foi criada na época da ditadura militar pelos próprios "pais" militares!!).
Os grupos de jovens que merecem destaque hoje na sociedade brasileira só possuem ideais individualista ou de rebeldes sem causa. Pense nos punks, sink heads, "as patricinhas" e "playboys" da classe média e muitos outros que poderia citar. QUE FIQUE REGISTRADO A FALTA DE IDEAIS REACIONÁRIOS, LONGE DE MIM CONDENAR QUALQUER UM DOS GRUPOS!
Penso a que a solução hoje não seja pintar a cara ou sair por aí enfrentando a polícia como o jovens faziam num curto passado, mas sim a compreenssão que o individualismo não provocará nenhuma mudança, p.e. o combate ao terrorrismo não pode ter "sabor" de vingança e que é preciso acabar com ele não para oferecer segurança e paz a uma(s) comunidade, mas porque a fome e a desigualdade social precisam acabar. Se assim foose as armas de combates seriam BEM diferentes.
Saber enxergar o outro e mudar o mundo... o seu mundo que é sua família, amigos, etc. Não se deixar manipular pensando os porquês.Seus hábitos, amigos e ambientes de convivência não precisam mudar, basta viver colocando-se no lugar do outro em todos as dimensões: físicas, psicologias e emocionais.
Todas as vezes que converso sobre a tentativa de um mundo melhor sempre escuto "ninguem sozinho pode mudar o mundo!" Penso comigo mas será que alguem sozinho pode destruí-lo como Hitler tentou?! O que passava na cabeça das pessoas que aderiram o nazismo?! Duvido que pensamentos solidários... Enfim quero acreditar que nós possamos nos tornar "bons Hitlers" capazes de convencer a nós mesmos que somos podemos mais e que o mundo será melhor o dia que o meu próximo for melhor que eu.