domingo, 14 de novembro de 2010

Inteligência..


Décima quinta vez que recebo este email de teste de QI japonês... sempre me pergunto o que é inteligência, que não me escute certa espanhola, mas inteligencia é muito mais que altos escores em teste psicométricos... Acho inclusive que é muito mais que velocidade de processamento com acucária (não que isso nao diga muito sobre o construto)...
Inteligência é saber lidar com o ambiente social de forma funcional, de ter flexibilidade cognitiva de pedir perdão e reconhecer o erro, ter um tempo de reação fantástico na detecção de gente que precisa de ajuda, ter controle inibitório eficaz antes de proferir ofensas ou acusações, planejamento ao lidar com o diferente...
enfim, só acho que o construto mais consolidado da psicologia ainda nao está tão consolidado assim...
e isso sem falar na influência da personalidade...

(ps.: fiquei filosofica hoje...)

Um comentário:

Pedro Castro disse...

completando: "e isso sem falar na influência da personalidade..." mas ai isso seria assunto para um curso todo de psicológia...